Professor Ludwig Buckup: Vencedor do Troféu Maurício Zardo por suas inúmeras contribuições diretas e indiretas a pesca com mosca no Brasil.

Biólogo, mosqueiro, brasileiro, residente e domiciliado em Porto Alegre RS, ao longo de sua vida contribuiu com projetos e ações que permitiram a construção de uma base sólida para o desenvolvimento da pesca com mosca no Rio Grande do Sul. 

Dentre os projetos e ações empreendidos pelo professor citamos a elaboração de um parecer técnico encaminhado ao governo do estado do Rio Grande do Sul que resultou no impedimento da construção de uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica) no rio Silveira em São José dos Ausentes/RS. Caso a PCH fosse construida a pesca com mosca no rio Silveira seria extinta.

Como biólogo, participou de estudos junto ao governo do estado do Rio Grande de Sul que produziram informações sobre a fauna e entomologia dos rios de altitude do RS, que contribuíram para a introdução de salmonídeos nestes rios desde a década de 80.

Trabalhou em prol da transformação de propriedades rurais em Pousadas especializadas em receber pescadores com mosca, como o caso das fazendas Potreirinhos e Cachoeirão dos Rodrigues localizadas às margens do rio Silveira em São José dos Ausentes-RS.

O legado do prof. Buckup é orgulho para nós da ABPM e é merecedor de toda nossa gratidão. Trata-se um exemplo para futuras gerações de mosqueiros e aos biólogos que lutam todos os dias pela preservação dos recursos hídricos brasileiros.